quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DESENTERRANDO SONHOS ESQUECIDOS


Nestes dias tenho vivido algo muito especial da parte de Deus: o resgate de sonhos perdidos, que eu já havia enterrado há muito tempo. Passei a acreditar que esses sonhos não eram pra mim, não era o que Deus tinha para a minha vida, me frustrei muito, pois eu acreditava que meus sonhos estavam alinhados à palavra de Deus, então, o que havia de errado com eles? Me lembro que certa vez li o versículo de Isaías 55:8, que diz: "Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor". Pensei que a resposta estava contida neste texto, os meus pensamentos e os meus caminhos não eram os mesmos de Deus... mas confesso que cheguei a pensar que Deus não poderia ser "carrasco" ao ponto de simplesmente ignorar meus sonhos. É importante ressaltar que esses sonhos não eram pessoais, desejo de bens materiais, sucesso profissional ou coisas assim... eram sonhos relacionados com a obra de Deus, com aquilo que Deus poderia fazer através da minha vida. Não acho errado sonhar com a posse de bens materiais ou com sucesso profissional, mas para atingi-los é necessáro trabalhar, estudar, se dedicar horas a fio para o cumprimento de determinadas metas e isso eu sempre fiz, portanto, eu sempre soube que Deus honraria todo os meus esforços no âmbito pessoal. Mas não basta termos apenas sonhos pessoais, precisamos também sonhar os sonhos de Deus e justamente os sonhos que enterrei foram os de Deus.
O tempo passou e tornou-se cada vez mais difícil viver sem a expectativa destes planos abandonados. Comecei a vasculhar em minha vida, quais eram as causas de eu não ter conseguido avançar para realizar tais sonhos... e Deus foi lentamente me mostrando onde estavam os erros e foi mudando minha história! Entendi que eu estava equivocada em acreditar que os meus pensamentos não eram os de Deus, na verdade, Deus não é incoerente em plantar sonhos em nosso coração para depois arrancá-los alegando não ser da vontade d´Ele.
Servimos a um Deus de propósitos! Então percebi que uma ferramenta deve ser utilizada para a finalidade pela qual ela foi criada, isto significa que devemos estar no lugar certo! Como bióloga sei que cada ser vivo possui seu habitat natural, seu nicho, tentar tirá-lo de seu ambiente é perigoso, pode comprometer a saúde deste ser. Imagine um pinguim sendo colocado em plena praia de Copacabana no Rio de Janeiro?! Rsss... obviamente ele não sobreviveria! Outro exemplo é a samambaia, que mesmo estando plantada na terra com água e nutrientes, precisa de um ambiente ideal para que suas folhas permanecçam verdinhas e viçosas, uma ventilação inadequada fará com que esta planta fique fraca e sem vida...
Eu estava como a samambaia, o simples fato de ter mudado o ambiente e ter recebido uma nova ventilação, fez com que minhas folhas ficassem verdes novamente...
Aprendi a lição: o que o texto de Isaías 55:8 quer dizer é que os pensamentos e os caminhos de Deus vão muito além dos nossos, temos uma visão limitada das coisas que nos cercam e Deus enxerga além, outro texto que afirma esta interpretação está escrito em I Coríntios 2:9, que diz:
"Mas como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam".
Queridos(as), acreditem que os sonhos que Deus plantou em seus corações irão se concretizar em tempo oportuno, mas não se esqueçam: para que uma semente germine é necessário regá-la, cuidar do ambiente onde ela está enterrada e dos nutrientes que recebe. O segredo é estarmos no lugar certo, aquele que Deus planejou e colocou em nosso coração no formato de sonhos!

4 comentários:

  1. Filha, eu sempre soube que Deus concretizaria seus sonhos, pois Ele te escolheu no meu ventre, para que vc faça diferença nesta geração, muitas vezes machucada e aflita. Continue sonhando sempre.....

    ResponderExcluir
  2. Poxa Lígia vc não sabe o quanto tenho sido edificada com seu blog ... estou quase me inspirando para fazer um blog também rs

    ResponderExcluir
  3. OI Lígia é Fabi viz.da sua mae, adorei o que vc escreveu Deus te usou certo para falar ao meu coração vc não sabe o bem que suas palavras me fizeram , eu precisava ler algo assim para acordar e ver que Deus quer eu viva os sonhos!!!! bjs obrigada pela a ajuda AMIGA.

    ResponderExcluir