terça-feira, 31 de agosto de 2010

O VERDADEIRO LÍDER


Estou relendo o livro do Pr. Marcelo Almeida "A Unção e o Propósito Profético". Há alguns anos li este livro e na época fui bastante impactada, mas hoje, fazendo a releitura, Deus tem me despertado para outras coisas.

O segredo da unção é descobrir qual é o propósito profético de Deus para nossas vidas. A unção só virá quando estivermos ocupando o lugar que Deus planejou para nós, do contrário, nossas orações não serão respondidas e nossos esforços serão em vão.

Descobri que não há como conhecermos qual é o propósito de Deus para as nossas vidas sem o direcionamento de uma liderança forte. Um líder forte capacitará o discípulo a descobrir o que Deus tem para sua vida e, acima de tudo, o motivará a desenvolver suas habilidades dentro deste propósito.

Hoje entendo que a característica primordial de um líder é acreditar no seu liderado. Ele deve ter a percepção espiritual, que por detrás da timidez, da voz baixa, do medo, da insegurança e até da falta de cultura, existe um diamante que só precisa ser lapidado.

O potencial está dentro de cada um de nós, apenas precisamos de líderes sensíveis à voz de Deus e ousados o suficiente para acreditar em nós, nos desafiar, pegar em nossas mãos e dizer: "-Vamos, eu faço junto com você para te ensinar, mesmo que você erre eu não desisitirei de você!

Mas infelizmente ainda vemos líderes com mentalidade clerical, que pensam que apenas eles têm capacidade para realizar certas coisas, que pensam ser insubstituíveis e que os outros só podem fazer bem feito se fizerem tudo igualzinho a eles, como se fossem cópias idênticas. Se Deus quisesse que todos fizessem as coisas iguaizinhas, Ele teria criado uma fábrica de Adão, imagine uma linha de produção fazendo vários "Adõezinhos"!

Líderes que prosperam e avançam são aqueles que enxergam o potencial no liderado, ainda que o próprio liderado não acredite ser capaz de realizar algo, o líder não desiste, insiste, ensina uma, duas... dez vezes se for necessário.

Devemos extrair o melhor que há em cada pessoa, direcioná-la para descobrir qual é o propósito de Deus para sua vida, dar oportunidades a ela de desenvolver suas habilidades, ainda que nas primeiras vezes ela erre. É como um bebê que está aprendendo a andar, insistimos e quando ele dá alguns passinhos, mesmo que desajeitados e logo cai no chão, fazemos festa, aplaudimos, motivamos e logo insisitmos para que continue treinando!

Então eu pergunto: "Por que muitos líderes não fazem o mesmo com seus discípulos, por que eles não motivam, não insistem, não elogiam mesmo quando o discípulo faz algo muito simples e desajeitado e não motivam para que o discípulo continue treinando?"

Gostaria de saber a sua opinião a este respeito.

4 comentários:

  1. louvo a Deus pela sua vida, pois fomos chamados para .."aperfeiçoamento dos Santos.." aahhh você fez uma pergunata, vou dar uma resposta bem simples, por falta de revelação....abçs que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  2. Poxa Alexandro, com esta resposta vc matou todas as possibilidades de comentários...kkkk
    Mas concordo totalmente e deixo uma mensagem para os líderes que desistiram ou querem desistir de seus discípulos: "Antes de desistir de alguém, lembre-se que Jesus não desistiu de vc."

    Abs povo de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esse livro, na vdd temos que fazer umas trocas por ai.

    Mas a resposta é essa mesmo, falta REVELAÇÃO.

    Na vdd falta alguém causar sede em muitos lideres p/ eles tbm causarem sede.

    Bjs

    ResponderExcluir