segunda-feira, 9 de agosto de 2010

LEPRA: SÍMBOLO DE PECADO

Na semana passada estive lendo no livro de II Crônicas 26 a história do rei Uzias. Na Conferência de jovens o Pr. Alexandro ministrou sobre a visão que o profeta Isaías teve, após a morte do rei Uzias.

Por acaso, comecei a ler a vida deste rei e o Senhor me levou a entender que existem muitos crentes que vivem como Uzias viveu. Uzias começou seu reinado muito bem, porém terminou mal. Infelizmente o orgulho, que é o pecado mais sorrateiro, tomou conta de sua alma e juntamente com ele veio a rebelião. Como consequência dos pecados, Uzias ficou leproso...

Quantos crentes que, como o Rei Uzias, iniciam a caminhada cristã muito bem e ao longo de sua trajetória, deixam que o pecado do orgulho tome conta de seu coração. Acham que são suficientemente bons para aprender qualquer coisa com alguém que julguem ser inferior a eles, não se submetem às autoridades impostas por Deus, por julgarem ser mais inteligentes e melhor preparados do que elas. Tenha certeza de que orgulho e rebelião são pecados que andam juntos e aquele que dá brechas para um deles, certamente acabará caindo em ambos.

Entendi que a lepra é símbolo do pecado no Antigo Testamento porque há muitas semelhanças entre ambos. A bactéria causadora da lepra é oportunista, ou seja, ela sempre está presente, mas só se manifesta se encontrar uma oportunidade, como queda do Sistema Imunológico, por exemplo. Quando a lepra se manifesta, ela destrói os tecidos, geralmente das pontas dos dedos das mãos e pés ou da face, porém o indivíduo nada sente. Portanto, a principal característica desta doença é a ausência de sensibilidade, mesmo havendo destruição e necrose dos tecidos. O pecado é semelhante, uma vez que você dá oportunidade a ele de se manifestar em sua vida e não o elimina, iniciará uma proliferação que te levará à destruição. E o pior de tudo é que nos acostumamos com o pecado, a tendência é "perder a sensibilidade e a dor" e achar tudo normal e quando se atinge este estágio a doença já está manifesta...

Quantos cristãos leprosos estão dentro das igrejas hoje e nem se dão conta de que estão doentes. Apenas aqueles que buscam sensibilidade no Espírito Santo jamais se deixarão contaminar ao ponto de "achar tudo normal e não sentir mais dor pelo pecado".

É por isso que a Palavra nos exorta em I Coríntios 10:12 - "Aquele que está em pé veja que não caia" - pois a "bactéria do pecado" está sempre rondando e esperando apenas uma oportunidade para se manifestar e se proliferar.

Pense nisso!

Um comentário:

  1. Lígia, gostei muito dessa mensage. Dou graças a Deus pela tua vida. Gostaria de saber se vc conheceo SpaceCristão é um espaço para os critãos. Entra lá e divulga seu blog, agenda da sua igreja e muito mais. www.spacecristao.com.br
    Deus te abençoe e te guarde

    ResponderExcluir