segunda-feira, 26 de julho de 2010

GRÃO DE MOSTARDA

Nestes dias estive meditando sobre as passagens bíblicas em que Jesus usa o grão de mostarda nas suas parábolas. O grão de mostarda é utilizado como símbolo do Reino de Deus e como símbolo da fé.

Mas uma passagem que me chamou a atenção é a de Lucas 17:5-6 em que Jesus está falando com seus discípulos a respeito do perdão, como resposta eles pedem a Jesus que Ele aumente a fé deles. Jesus então diz que se a fé deles fosse como um grão de mostarda eles poderiam dar ordem a uma amoreira que fosse transplantada ao mar.

É interessante observar que Jesus disse fé como um grão de mostarda...

Quem já viu um grão de mostarda deve ter observado o quanto ele é pequeno, porém, Jesus o utilizou como símbolo de fé não apenas por causa de seu tamanho. Há outras características que devem ser observadas nesta semente além de seu pequeno tamanho:

1)PARA A SEMENTE SE MULTIPLICAR É NECESSÁRIO SEMEAR: Aplicando este conceito à nossa fé, se desejamos que ela aumente é necessário semeá-la. A fé é semeada quando oramos insistentemente por algo, jejuamos, buscamos a Deus. Uma semente só se multiplica quando é plantada, do contrário, permanece ela só;

2) MESMO SENDO TÃO PEQUENA, HÁ VIDA NO INTERIOR DA SEMENTE DE MOSTARDA: Mesmo que sua fé pareça ser pequena, dentro dela há vida que se for semeada germinará. Semelhantemente, a semente de mostarda é tão pequena que até nos esquecemos que dentro dela existe vida que se for semeada pode dar frutos;

3) QUANDO A SEMENTE É PLANTADA ELA MORRE: Se você plantar uma semente de mostarda e após alguns dias desenterrá-la, encontrará uma semente podre, isto acontece porque a casca se rompeu para liberar a "vida que estava dentro dela". À primeira vista parece que nada nascerá dali, mas se continuarmos regando veremos dentro de algum tempo um pequeno broto desabrochar e este é apenas o início do crescimento! Com a fé devemos fazer o mesmo, não podemos desisitir de orar e batalhar espiritualmente mesmo que pareça que nada irá acontecer;

4) UMA SEMENTE DE MOSTARDA DE CERCA DE 2 MM DE DIÂMETRO SE TRANSFORMA EM UMA ÁRVORE FRONDOSA COM MAIS DE 3 METROS DE ALTURA: Quando exercitamos a nossa fé ela tende a crescer. Uma pessoa com fé abundante atrai as outras pessoas para si.

Pessoas de fé conseguem enxergar o que mais ninguém vê, elas são muito mais usadas por Deus porque percebem rápido as oportunidades e não desanimam, mesmo diante das dificuldades e quando ninguém mais acredita nelas.

Portanto, não pense que fé como um grão de mostarda refere-se apenas ao tamanho da semente e que basta um pouquinho só de fé para ver as coisas de moverem no mundo espiritual. Ter a fé como um grão de mostarda é enxergar que ela pode crescer e muito, desde que seja semeada e isto requer tempo, dedicação e paciência!

5 comentários:

  1. nooossa bem pititikinha mesmo,rsrsrs

    e vira uma grande arvore...UAU*

    GLORIA DEUS!

    ResponderExcluir
  2. E bom saber que até nisso Deus nos ajuda, nem precisamos fazer esforço, por que as coisas que temos que fazer pra que ela cresça, fala serio e um prazer fazer rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Excelente!
    Amem!
    Deus te abençoe.
    Fabiano Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Deus seja louvado. Deus te abençõe e continue te usando.

    ResponderExcluir